Categories
General

Religiões mais populares do mundo

A religião é um assunto vasto. Na verdade, isso é dizer pouco. A religião toca em tudo sobre o mundo ao nosso redor, desde as explicações que buscamos para a criação do universo e nosso propósito dentro até o poder superior por trás dessas coisas até a forma como nos comportamos, nos tratamos uns aos outros, e interagimos com a sociedade até os valores, leis e crenças que nos governam.

Se você é uma pessoa de fé, um cético, ou algo no meio, os conceitos de espiritualidade, religião organizada, e moralidade nos afetam a todos. Eles produzem construções culturais, dinâmicas de poder e narrativas históricas. Eles também podem produzir inovação filosófica, reforma ética e o avanço da justiça social.

Em outras palavras, a religião é tão diversificada e variada que é quase impossível encapsular todas as principais religiões do mundo em apenas algumas palavras. Mas vamos tentar na mesma.

Este é um início de estudo, um ponto de entrada para entender os fundamentos das principais religiões do mundo com o significado dos fios de conta na umbanda. Nós vamos dar-lhe a rápida baixa sobre os sistemas de crença, teologias, escrituras, e histórias das principais religiões do mundo. Juntos, essas histórias breves e às vezes sobrepostas oferecem uma janela para a própria história humana.

Cada uma destas entradas é um nível de superfície olhar para a religião em questão. (Tente capturar tudo sobre o budismo em apenas 250 palavras!) Nós também arranhamos a superfície quando se trata do número de religiões e denominações reais, tanto atuais como antigos. Há muita coisa lá fora. Isto é apenas uma introdução.

Use-o para começar em seu ensaio de Estudos Religiosos, para atualizar antes de um exame sobre religião e história mundial, ou apenas para aprender mais sobre o mundo ao seu redor. Abaixo estão algumas das principais tradições espirituais e religiosas do mundo, tanto no passado como no presente.:

Ateísmo refere-se à ausência de uma crença na existência de divindades ou a uma crença ativa de que as divindades não existem. Este sistema de crenças rejeita a teologia, bem como as construções da religião organizada. O uso do termo originou-se no mundo antigo e foi feito para degradar aqueles que rejeitaram preceitos religiosos comumente aceitos. Foi aplicado pela primeira vez durante a Era do Iluminismo na França do século XVIII. A revolução francesa foi impulsionada pela priorização da razão humana sobre a autoridade abstrata da religião. Isto levou a um período de Investigação Cética, em que o ateísmo se tornou uma importante entidade cultural, filosófica e política.

A fé Bahá’í é essencialmente uma ideologia espiritual que ensina o valor de todas as religiões, defendendo a importância da igualdade universal e da unidade. Bahá’u’lláh, a figura fundadora da fé Bahá’í, estabeleceu oficialmente sua ideologia em 1863 na Pérsia (ou atual Irã). Como uma espécie de híbrido de outras religiões, Bahá’í cresceu fora da tradição do Babismo, que em si emergiu de uma denominação Islâmica chamada Shaykhism. (Hoje, o Babismo existe com alguns milhares de adeptos, concentrados em grande parte no Irã, e em pé separado das ideologias islâmicas que o cercam. Como Babismo, Bahá’í incorpora alguns dos ensinamentos do Islã, mas os mistura com alguns princípios cristãos. O órgão central da fé Bahá’í, um conselho de nove membros chamado Casa Universal de Justiça, opera a partir de Haifa, Israel. Hoje, a fé Bahá’í tem entre cinco e sete milhões de adeptos em todo o mundo.

O budismo é uma religião e uma filosofia. As tradições e crenças em torno do Budismo podem ser rastreadas até os ensinamentos originais de Gautama Buddha, um pensador sagaz que acredita-se ter vivido entre os séculos IV e VI a. C. O Buda viveu e ensinou na parte oriental da antiga Índia, fornecendo o modelo para uma fé baseada nas idéias de retidão moral, liberdade de apego ou desejo material, a realização da paz e iluminação através da meditação, e uma vida dedicada à sabedoria, bondade e compaixão. Os ensinamentos de Buda proliferaram amplamente através de grande parte da Ásia nos séculos que se seguiram.

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e no ensino de Jesus de Nazaré. O cristianismo ensina que Jesus é o Filho de Deus e o Messias (O salvador da humanidade predito na Torá, a doutrina bíblica primária da fé judaica). A escritura cristã incorpora tanto a Torá (referida pelos cristãos como o Antigo Testamento) com a história de Jesus, Seus ensinamentos, e os de seus discípulos contemporâneos (o Novo Testamento). Estes formam a Bíblia, o texto central da fé cristã. O cristianismo começou em Jerusalém como um crescimento do judaísmo que considerava Jesus O Cristo (que significa “ungido”). Esta ideia e os seus adeptos espalharam-se rapidamente pela antiga Judeia por volta do primeiro século, depois por todo o mundo antigo.

Confucionismo foi uma forma dominante de Filosofia e orientação religiosa na China antiga, que emergiu dos ensinamentos do filósofo chinês Confúcio, que viveu 551-479 A. C. Confúcio via-se como um canal para as ideias teológicas emergentes das dinastias imperiais que vieram antes dele. Com ênfase na harmonia familiar e social, o confucionismo era uma ideologia religiosa claramente humanista e até secularista. O confucionismo teve um impacto profundo no desenvolvimento dos costumes legais orientais e no surgimento de uma classe acadêmica (e com ela, uma forma meritocrática de governar).

Drusos refere-se a um grupo étnico árabe que se originou e ainda habita em grande parte a montanha da região Drusa no sul da Síria. Apesar de uma pequena população de adeptos, os drusos, no entanto, desempenham um papel importante no desenvolvimento de sua região (conhecido em estenografia histórica como o Levante). Os drusos se vêem como os descendentes diretos de Jetro de Midiã, distinguidos na escritura Judaica como o sogro de Moisés. Os drusos consideram Jethro um profeta “oculto”, através do qual Deus falou com Moisés” Profeta revelado”.

Drusos refere-se a um grupo étnico árabe que se originou e ainda habita em grande parte a montanha da região Drusa no sul da Síria. Apesar de uma pequena população de adeptos, os drusos, no entanto, desempenham um papel importante no desenvolvimento de sua região (conhecido em estenografia histórica como o Levante). Os drusos se veem como os descendentes diretos de Jetro de Midiã, distinguidos na escritura Judaica como o sogro de Moisés. Os drusos consideram Jethro um profeta “oculto”, através do qual Deus falou com Moisés” Profeta revelado”.

O hinduísmo é considerado por alguns como a religião mais antiga do mundo, provavelmente datando do que é conhecido no subcontinente indiano como a era védica. Durante este período, 1500-600 A. C., A civilização transitou da vida tribal e pastoral para a vida estabelecida e agrícola. A partir disso surgiram classes sociais, entidades estatais e monarquias. Os textos primários que retocam este período da história são chamados de Vedas e informariam significativamente a chamada síntese Hindu.

O Islã é uma religião monoteísta que — como o cristianismo e o Judaísmo-traça suas raízes ao Jardim do Éden, Adão e o Profeta Abraão. O Islã ensina que Allah é o único Deus e que Muhammed é o seu mensageiro. O Islã sustenta que Deus falou com Muhammed através do Arcanjo Gabriel por volta de 600 D. C., entregando as revelações que formariam o Alcorão. Este texto primário da fé islâmica é acreditado pelos adeptos para conter as palavras exatas de Deus e, portanto, fornece um plano completo e não negociável para como viver.

O jainismo é uma antiga religião indiana que — de acordo com os seus adeptos-pode ser rastreada através de uma sucessão de 24 sagely professores. Pensa-se que o primeiro desses professores foi Rishabhanatha, que viveu milhões de anos atrás. Os princípios primários do jainismo são ahiṃsā (não-violência), anekāntavāda (muitas-sidedness), aparigraha (não-envolvimento) e ascetismo (abstinência do prazer). Estes e outros conceitos são descritos no Sutra Acaranga, a mais antiga das escrituras jainistas.

Fonte: https://definicao.net/o-que-sigifica-xango/